Via Franca

Via Franca

terça-feira, 26 de abril de 2011

Previsão do tempo para as Cidades Históricas (MG)

Conforme sempre acontece na véspera das nossa viagens, faço uma consulta ao site do cptec/inpe (www.cpetec.inpe.br) para conseguir a previsão do tempo nos locais que serão visitados.
Para se ter uma idéia deste tipo de previsão, quando eu olhei, no domingo, no endereço do instituto, aparecia uma possibilidade pequena de chuva, mas com dias mais quentes, fator que já mudou de lá para cá.
Por isso, volto a repetir agora que conseguimos no site só uma previsão, que depende de muitos fatores comuns para se efetivar (mas, não deixando de ser confiável).
Na quinta-feira visitaremos São João Del Rey e Tiradentes que terão um dia fresco (temperaturas entre 15 e 22 graus) e possibilidade de chuva de curta duração.
Sexta e sábado estaremos em Mariana e Ouro Preto.
Como as duas cidades são muito próximas, acabam apresentando condições muito semelhantes. Então, fiz a busca com base em Ouro Preto.
Em relação às temperaturas o site mostra uma queda da temperatura máxima, ou seja o dia não será muito quente na sexta, mas também não esfria muito, não, à noite (ficará como hoje à tarde, em Guarulhos/São Paulo).
A mínima será de 15ºC e a máxima de 20ºC.
A probabilidade de chuva será de 80%, mas de curta duração (no site indica "pancadas de chuva").
Já no sábado, a temperatura aumenta (varia entre 15ºC e 26ºC)e não há previsão de chuvas, com sol na maior parte do período.
Finalmente no domingo, passaremos por Congonhas do Campo (última cidade a ser visitada) que vai ter um dia quente (máxima de 28ºC), com muito sol e sem possibilidade de chuvas.
É importante destacar que ao lermos no cptec, "chuvas de curta duração" ou "pancadas de chuva", indica que podem ocorrer apenas em algum período do dia e, em muitos casos, sequer chove.
Mas, mesmo assim, vale a pena colocar na bagagem uma capa de chuva.
Aproveito também para lembrar que no Hotel Providência haverá roupa de cama, toalha e cobertores (não há a necessidade de levar estes itens na bagagem).
Então, façam os últimos preparativos, já separem o RG ORIGINAL para a viagem e até amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário