Via Franca

Via Franca

domingo, 14 de novembro de 2010

O MutuM e Miguilim

Eu tenho uma péssima memória para livros, músicas, filmes e peças de teatro.
É impressionante!
Fico admirado e até com inveja de pessoas que conseguem me narrar com detalhes mínimos, filmes que viram há tempos atrás.
Comigo é estranho. Poucas semanas depois de assistir a algo (tanto faz se no cinema ou teatro), parece que já está localizado em um passado distante e inatingível.
Por outro lado, essa situação também traz algumas vantagens, pois posso assitir algo depois de um certo tempo, que vai me parecer que estou vendo pela primeira vez (óbvio que, quando se desenrolam as cenas, vou lembrando aos pouquinhos...).
Em contrapartida, aquelas obras que me marcaram, jamais são esquecidas.
São poucas, mas como já disse, jamais as esqueço.
Guardo, inclusive, detalhes e fragmentos que voltam na minha memória, assim, do nada!
Com Guimarães Rosa tenho uma ligação quase visceral.
Todos sabem que eu sou caipira de Franca e sempre me apeteceu essa vida de viajante, principalmente pelas entranhas do nosso país.
Então seria impossível não me identificar com Guimarães.
Já li e reli quase tudo do autor, desde a minha tenra idade.
E trago, quase tudo, vivo na minha memória.
Mas, de tudo o que ele escreveu, nada mexeu mais comigo do que a história de Miguilim.
Por sinal era a preferida também do seu autor, que a considerava quase auto-biográfica: “Em Miguilim, acho tudo o que já escrevi até agora e talvez mesmo tudo o que venha a escrever em minha vida. Nessa história, está o germe, é a semente de tudo”, declarou Guimarães Rosa.
Não há como não se apaixonar.
Não há como não reler...
Já conversei sobre ela com muitas pessoas próximas, que sempre destacaram símbolos e reflexões muito particulares.
Como exemplo, cito uma conversa com um professor do colégio onde trabalho, o Bechara, sobre o local onde se passa a história: o Mutum.
Ele me disse que esse palíndromo tinha uma representação bem interessante, pois os dois emes (M) no início e no fim da palavra, representavam as montanhas que cercavam o local, os dois us (U) equivaleriam aos vales e o T representava o próprio menino protagonista.
Por isso, fiz questão de colocar o M maiúsculo no final da palavra que dá título a esse post...
Verdadeira ou não essa análise, intencional ou não por parte do escritor, não interessa.
O que interessa é que a obra, assim como tudo o que Guimarães escreveu, pode resultar nessas apaixonantes conclusões.
Também há um belíssimo filme (que, infelizmente, pouquíssimas pessoas assistiram) que foi baseado na história de Miguilim.
Chama-se "MUTUM" e tem na direção a cineasta Sandra Kogut.
Ganhou dezenas de prêmios pelo mundo afora e é lindo.
Inteiramente filmado nas Gerais e com atores amadores, tem uma fotografia incrível e uma sensibilidade ímpar.
Veja o que a diretora disse sobre a escolha do elenco: "A maior parte das pessoas que atua no filme não são atores profissionais. A maioria das crianças e dos vaqueiros nunca foi ao cinema. MUTUM é o resultado de um longo trabalho de preparação, no qual o elenco viveu junto na fazenda onde a história acontece. Aos poucos formaram uma família, antes mesmo do início da filmagem. Dividiram uma experiência de vida, diretamente ligada à história contada no filme. Ninguém leu o roteiro. Tudo foi transmitido oralmente e o trabalho de atuação se construiu a partir da proximidade entre a vida deles e a de seus personagens."
O resultado é fantástico. Fabuloso!!!!!!
Pena que já saiu há algum tempo das telonas, mas ainda pode ser encontrado em DVD (só nas locadoras e lojas especializadíssimas e por encomenda).
Recomendo para esse final de ano, a leitura da história de Miguilim, que faz parte da obra maior chamada "Campo Geral" (a Editora Nova Fronteira lançou há três anos atrás edições comemorativas e bem caprichadas da obra de Guimarães, inclusive uma separação do livro maior, sobre o título "Manuelzão e Miguilim").
E, após a sua leitura, o filme "MUTUM" de Sandra Kogut.
Até lá, se deleitem com um trechinho da obra:
(...)"Todos os dias que depois vieram, era tempo de doer. Miguilim tinha sido arrancado de uma porção de coisas e estava no mesmo lugar. Quando chegava o poder de chorar, era até bom - enquanto estava chorando, parecia que a alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças, as mais novas e as muito antigas. Mas, no mais das horas, ele estava cansado. Cansado e como que assustado. Sufocado. Ele não era ele mesmo. Diante dele, as pessoas, as coisas, perdiam o peso de ser. Os lugares, o Mutum - se esvaziavam numa ligeireza, vagarosos. e miguilim mesmo se achava diferente de todos. Ao vago, dava a mesma ideia de uma vez, em que, muito pequeno, tinha dormido de dia, fora de seu costume - quando acordou, sentiu o existir do mundo em hora estranha, e perguntou assustado:
- 'Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!'" (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário