Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Números do Natal da cidade de São Paulo

Já está chegando a hora de ver a cidade de São Paulo mais bonita, com muitos pontos iluminados e decorados para o Natal.
Calcula-se que tenha mais de 120 km de vias decoradas, com mais de 25 milhões de microlâmpadas, resultando em cerca de R$ 5,9 milhões investidos pela prefeitura e outros tantos milhões pela iniciativa privada.
Várias praças da cidade receberam essa iluminação especial.
Entre os principais pontos, destaca-se a árvore de Natal do Ibirapuera, com 75 metros de altura (o equivalente a um prédio de 25 andares) e 35 metros de diâmetro, com mais de 1 milhão de microlâmpadas. A estrela do topo tem 10 metros e mais de 1,5 tonelada.
Para o pessoal do extremo Sul da capital, vale conferir a árvore de Natal da Represa de Guarapiranga (com 60 metros de altura).
Um Papai Noel de 12 metros de altura foi colocado sobre a ponte estaiada, que deve ser vista por mais de 20 mil pessoas que passam pela Marginal Pinheiros a cada hora. Mais de 35 mil metros de clusters de LED na ponte estaiada formam o pinheiro gigante, com mais de 100 metros de altura e 70 metros de largura.
No dia 20 de dezembro, na Av. Santos Dumont, próximo à Praça Campo de Bagatele (aquela que tem uma réplica do 14 bis, na zona Norte da cidade)acontecerá a Parada Momentos Mágicos Disney, em uma performance de 1 quilômetro de extensão.
Outros pontos já tradicionais que recebem uma grande decoração, tanto da iniciativa pública, quanto da privada são o Parque do Povo, Avenida Juscelino Kubitschek, Rua Avanhadava, Rua Normandia, Vale do Anhangabaú, Avenida Paulista (destaque para o prédio do Banco Real e para o Itaú Personalité) e na Torre Santander, além de dezenas de shoppings (como o Pátio Higienópolis).
Além da já citada árvore de natal, o Parque do Ibirapuera também está todo decorado, inclusive com uma iluminação especial na copa das árvores, com o objetivo de causar menor impacto naquela vegetação, além de consumir menos energia. A expectativa de público, na região do Ibirapuera, é de 4 mil pessoas por dia, podendo superar o número de 80 mil espectadores no final da temporada.
Vale lembrar que, nessa época, várias agências de viagens fazem tours pela cidade para mostrar a decoração natalina (com valores que variam entre 30,00 e 120,00 por pessoa, dependendo do serviço prestado).
Também, de 10 a 20 de dezembro, entra em cartaz no Teatro Alfa o tradicional espetáculo natalino: "O Quebra Nozes" (com apresentações super concorridas de segunda a domingo).
Com certeza, o que de mais interessante aparecer em relação a esses passeios natalinos, será postado aqui (já deixei dois links bem interessantes para quem quiser se informar melhor).
De fato, São Paulo não perde em nada para as já famosas cidades brasileiras, conhecidas pela sua decoração natalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário