Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Projeções da pandemia na cidade de São Paulo


Por estes dias, escrevi um texto baseado na testagem feita no S. C. Corinthians Paulista, onde levantei a hipótese que 15% da população da região metropolitana de São Paulo já teve contato com o corona vírus...
Ontem, vi que a prefeitura da capital fez 5.416 testes sorológicos em indivíduos de 96 distritos da cidade e chegou a um índice de contaminação de 9,5%. Isso quer dizer que cerca de 1,2 milhão de paulistanos provavelmente já tiveram contato com o vírus (os dados oficiais tem o número de 118,7 mil infectados).
Hoje, os jornais "estampavam" que uma amostra baseada em doadores de sangue do HC eleva o percentual de contaminação para possíveis 12% em Sampa City... A UFPel havia chegado, há duas semanas, a uma conclusão que existe 7 vezes mais casos (por conta da subnotificação), numa amostra com 250 pessoas e a UFJF destacou que estes números poderiam ser 10 vezes maiores.
A postagem que fiz, ampliava a projeção para a região metropolitana de São Paulo e teve o objetivo de mostrar a importância de analisar com critério as amostras como a feita pelo Corinthians para chegar a um número mais realista de contaminação da região que vivemos.
A situação é bem grave e a própria população está boicotando as ações de contenção da pandemia, agora apoiada por decretos do próprio governo de flexibilização do isolamento (com a curva ainda crescendo, pasmem).
Temos que ter uma tomada de consciência urgente e coletiva para que a caótica situação sanitária e econômica que vislumbramos, não se estenda ainda mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário