Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Estudo do meio em Barra Bonita e Brotas do Colégio Mater Amabiis

Neste próximo final de semana os alunos dos sétimos anos do Colégio Mater Amabilis vão até o interior do estado de São Paulo para mais uma atividade de estudo do meio.
O embarque será às 7h da manhã em frente ao colégio e todos devem portar o RG ORIGINAL (que é o documento exigido pelos órgãos de fiscalização de transporte rodoviário no Brasil).
Após a saída de Guarulhos seguiremos até Barra Bonita, onde haverá um passeio de barco pelo Rio Tietê, com direito à eclusagem que é a passagem em um desnível de um rio com a ajuda de uma eclusa (os alunos a chamam de "elevador de navios", rsrsrs).
O nosso barco é o "Cidade da Cuesta", que pertence à Primar Navegação. O almoço será servido no próprio barco, mais uma experiência bem diferente da vivência cotidiana dos alunos.
Neste passeio pelo rio, que é conhecido pelo alto grau de poluição no trecho que atravessa a região metropolitana de São Paulo, muitos serão surpreendidos por um curso d'água bem diferente já que a coloração da água e seu o odor são bem diferentes do que estamos acostumados na nossa cidade.
Mas, mesmo teoricamente mais limpo, ainda há uma grande quantidade de metais pesados e uma considerável carga orgânica, que pode ser comprovada pelo grande processo de eutrofização do local.
Uma extensa área monocultora de cana-de-açúcar completa a paisagem e motiva a continuação das nossas análises.
No final da tarde, o nosso grupo parte para a cidade de Brotas, distante cerca de 75 km para o check in no Brotas Ecoresort (acampamento Peraltas).
A primeira atividade no local será ainda na primeira noite, com uma observação de vários corpos celestes em um dos maiores telescópios amadores do Brasil, no CEU (Centro de Estudos do Universo), localizado dentro do próprio complexo.

É importante lembrar que os alunos devem levar a sua roupa de cama e banho (inclusive recomendo até mesmo uma manta ou cobertor, pois a noite pode esfriar um pouco), além de toalha para uso na piscina.
No domingo e na segunda-feira, vamos complementar os estudos sobre o uso consciente da água, analisando as várias maneiras de captação (poço artesiano, nascente, diretamente do rio, entre outros), além de entender os impactos provocados pelas práticas agrícolas, industriais e domésticas.
Haverá uma visita ao parque das águas de Brotas.
Na noite do domingo um espetáculo chamado Geoshow vai mostrar em um perfil do estado de São Paulo o processo de formação geológico da região, como em um grande cinema a céu aberto. Bem didático.
Pelo site do inpe (www.cptec.inpe.br) as temperaturas variarão entre 15ºC e 27ºC e não há possibilidade de chuva. Apesar do calor prometido para o dia, as temperaturas caem um pouco à noite, merecendo uma atenção especial para a mala, que deve ter um agasalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário