Via Franca

Via Franca

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Caverna do Diabo com os alunos do Colégio Mater Amabilis


Mais uma vez, os alunos do Colégio Mater Amabilis vão conhecer a Caverna do Diabo.
Apesar do nome assustador que muitos moradores da região do Vale do Ribeira deram à Gruta da Tapagem, este estudo motiva boas discussões a respeito da importância da preservação deste importante patrimônio natural do nosso estado. Não só as belas formações espeleológicas podem ser observadas e estudadas. Debateremos também a importância econômica e social deste espaço para a economia local, não só pela manutenção de uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservadas do estado de São Paulo, como também de uma fonte vital de renda para uma população que descende de importantes núcleos de quilombolas. Inclusive, o contato dos alunos com a cultura e o modo de se expressar dos habitantes  do "vale", através da conversa com os guias do parque, quebram muitas barreiras e até alguns preconceitos, mostrando o quanto o nosso país traz uma riqueza de dialetos e expressões, que só uma visita a diferentes lugares podem nos mostrar.
Um tênis confortável (com solado antiderrapante), calça comprida daquela de agasalho de moleton ou tactel, camiseta com manga (não pode ser regata), boné, um bom repelente, capa de chuva, garrafinha de água e muita disposição são itens indispensáveis para o evento.
A previsão do tempo nos é favorável (dá uma conferida lá, no site do inpe/cptec  www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/1863), pois coloca temperaturas oscilando entre 10ºC e 26ºC com quase nenhuma possibilidade de chuva (por precaução sempre é bom levar a sua capa de chuva). Apesar do nosso grupo chegar na região no final da manhã (já vamos pegar o dia mais bem quente que os 10ºC de mínima prevista) vale a pena levar um agasalho, pois sempre esfria um pouco no nosso retorno para casa.
Estalactites, estalagmites, helictites, travertinos, cortinas, entre outros espeleotemas conduzirão o nosso olhar para a apreciação de belas obras naturais...
Algum dinheiro também é importante, pois as despesas em restaurantes de estrada não estão incluídas no pacote.
Até sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário