Via Franca

Via Franca

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Exposições temporárias



A vantagem de vivermos em uma região metropolitana é a grande quantidade de opções culturais que ela disponibiliza.
Só na cidade de São Paulo, estão em cartaz dezenas de exposições permanentes e temporárias de tudo o que se possa imaginar.
Só como exemplo, eu cito e recomendo duas delas, bem diferentes entre si, por sinal.
A primeira é do cartunista brasileiro, o paulistano Fernando Gonsales, aquele que diariamente publica as suas tirinhas no jornal Folha de São Paulo.
Formado em veterinária e biologia, Gonsales avisa que "gosta de tratar o ser humano como um animal". Por isso, as suas tiras dão espaço a bichos urbanos que se comportam como homens.
O seu mais conhecido personagem é o ratinho de esgoto Níquel Náusea.
Esse universo do ilustrador está na mostra "Fauna Urbana", no Sesc Vila Mariana, que expõe cerca de 50 tiras e dois painéis.
Já outra exposição bem interessante ou no mínimo inusitada, acontece na Galeria Olido, no centro de São Paulo, intitulada "Inundações em São Paulo", reunindo cerca de 55 fotografias do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, tiradas entre 1862 e 1975, que registram enchentes na capital, em períodos muito anteriores à canalização dos rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros.
São registros de autores desconhecidos e de profissionais como Benedito Junqueira Duarte e Militão Augusto de Azevedo, primeiro fotógrafo de paisagem urbana da cidade. É dele a imagem de uma enchente na região do Rio Tamanduateí em 1862, a mais antiga do acervo.
"É o primeiro registro fotográfico conhecido de uma inundação", explica o curador Henrique Siqueira. A imagem, junto com outras duas do século XIX, integra o primeiro dos quatro módulos da exposição.
Vale a pena dar uma passadinha nelas...

Serviço:

Fauna Urbana
Sesc Vila Mariana
Endereço: R. Pelotas, 141, Vila Mariana, zona sul, São Paulo, SP.
Fone: 5080-3000
Ter. a sex. das 10h às 21h30. Sáb. e dom. das 10h às 18h30.
Até 17/10. Livre. Grátis.

Inundações em São Paulo
Galeria Olido
Espaço expositivo - 1º andar - Avenida São João, 473 - República
Fone: 3397-0171
De 19/8 a 3/10 - terça a domingo, das 13h às 20h. Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário